domingo, 15 de setembro de 2013

O Dia Lindo, a Praia e o Susto

Domingão de sol, vésperas de primavera, temperatura beirando a perfeição, peguei as crianças e fui para a praia.
Como estava calor, já combinei com a pequena de irmos direto à beira do mar para usufruir da brisa. No caminho o bebê dormiu no carrinho, e, como sempre, fiquei parada no limite das pequenas ondas enquanto minha filha brincava mais lá na frente com uma outra menina que também estava na praia.
Nessas situações, que ela fica um pouco longe, eu não tiro os olhos um segundo.
Estava tudo muito divertido e gostoso.
De repente ela sai do mar com a mão nos braços e aos prantos. Eu já berrando e mostrando onde me encontrava totalmente aflita por não poder sair correndo ao seu encontro por causa do bebê dormindo no carrinho.
Finalmente ela me enxergou e quando chegou a mim ela falava que alguma coisa tinha mordido o braço dela.
Eu, com a garrafa de água na mão, imediatamente joguei água no braço e aí que a menina berrou.
Foi uma cena de terror, ela gritava e vomitava e eu totalmente sem saber como agir. Claro que o bebê também acordou nesse meio tempo.
Depois que o vomito acabou e ela se acalmou um pouco, eu liguei para o meu pai vir nos buscar e fomos ao hospital. Ela havia sido queimada por uma água viva.
Lá no fundo eu sabia que não podia jogar água doce em queimadura de água viva, mas meu reflexo imediato foi lavar.
Abaixo conto o que aprendi com o médico.

DICAS DA FANTASIA - QUEIMADURA DE ÁGUA VIVA
  • NUNCA jogue água doce
    • Foi a primeira coisa que fiz por puro reflexo

  • JOGUE água do mar ou VINAGRE BRANCO
    • Ninguém anda com uma garrafinha de vinagre branco na bolsa da praia, mas os quiosques e os restaurantes próximos certamente possuem para arrumar.
  • Vá para o pronto socorro.
    • O médico receitou um anti alérgico, uma pomada de corticóide e um analgésico/antitérmico caso tenha muita dor ou febre acima de 37,8 °C.  
  • Saia do sol.
    • A queimadura não pode tomar sol até sumir. 
O médico me falou que os vômitos foram provavelmente pelo susto. O vermelhidão aumentou bastante desde o momento da queimadura até chegarmos ao hospital. Em um determinado momento, deu a volta no braço todo. Felizmente após tomar o anti alérgico imediatamente diminuiu a vermelhidão.

Espero que essas dicas não te sirva para nada, porque não desejo pra ninguém um susto desses.
Agora vou lá desmaiar porque ainda não tive tempo.

Duas horas após o encontro com a agua viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa dica? Comente!