Se você trabalha em casa, provavelmente terá que falar muito ao telefone e, dependendo da natureza do seu negocio, essa conversa pode ser com várias pessoas ao mesmo tempo - a teleconferência.
No meu caso, essas pessoas geralmente estão espalhadas pelo mundo. Utilizamos o inglês, mas temos que nos adaptar com os diversos sotaques.
Educação e respeito são primordiais no trabalho remoto. Como as pessoas não se conhecem pessoalmente, a forma como você se porta ao telefone pode ser a chave para ganhar a confiança dos outros membros do time. E quando você está numa equipe virtual, é essencial ter confiança no seu colega, mesmo que você nunca o tenha visto pessoalmente.
DICAS DA FANTASIA - Falando ao telefone numa conferencia:
- Mantenha portas e janelas fechadas para reduzir o ruido do seu ambiente.
- Se estiver ligando do computador (com programas do tipo Skype, softphone etc), certifique-se que a conexão esteja estável para sua voz não sofrer cortes ou ficar robotizada. Eu procuro sempre usar a conexão com cabo ao invés de wi-fi.
- Se estiver ligando do computador tenha um conjunto de fone de ouvidos e microfone (headset) de qualidade. O meu é da microsoft.
- Mantenha seu telefone no mudo enquanto não estiver falando.
- Sempre após falar, aguarde alguns segundos para permitir que as pessoas tirem suas duvidas.
- Se você for o mandante da reunião, ao final faça um resumo do que foi discutido.
- Se não entendeu, desculpe-se e peça para a pessoa repetir. Os resultados do time dependem da sincronização da equipe.
- Antes de começar a falar, certifique-se que desativou o mudo do seu telefone. Por diversas vezes eu fiquei falando no mudo e tive que repetir tudo.
- Se estiver assistindo a uma apresentação, faça perguntas de acordo com o sugerido pelo apresentador (às vezes é necessario aguardar a sessão de perguntas e respostas)
- Se estiver compartilhando a tela do computador, desative todos os programas de chat e qualquer outro programa que possa piscar no meio da sua apresentação (a menos que seja parte da apresentação).
- Ao compartilhar a tela do computador, certifique-se que todos estejam visualizando sua tela antes de iniciar.
- Se não puder ficar até o final da reunião, anuncie no começo que irá desconectar antes do tempo e peça para antecipar a parte da reunião que lhe cabe.
- Antes de desligar, agradeça.
- Se você for o dono da conferência, aguarde todos desconectarem antes de desligar.
- Se for uma vídeo conferencia, tente colocar uma blusa neutra e arrume os cabelos para mostrar uma boa aparência. (Você ainda poderá estar de chinelos e bermuda rasgada)
Espero que as dicas tenham sido uteis. Na próxima postagem falarei um pouco sobre ganhar confiança num time virtual.
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