quinta-feira, 16 de maio de 2013

Trabalhando em casa - Falando em uma teleconferencia

Se você trabalha em casa, provavelmente terá que falar muito ao telefone e, dependendo da natureza do seu negocio, essa conversa pode ser com várias pessoas ao mesmo tempo - a teleconferência.
No meu caso, essas pessoas geralmente estão espalhadas pelo mundo. Utilizamos o inglês, mas temos que nos adaptar com os diversos sotaques.
Educação e respeito são primordiais no trabalho remoto. Como as pessoas não se conhecem pessoalmente, a forma como você se porta ao telefone pode ser a chave para ganhar a confiança dos outros membros do time. E quando você está numa equipe virtual, é essencial ter confiança no seu colega, mesmo que você nunca o tenha visto pessoalmente.

DICAS DA FANTASIA - Falando ao telefone numa conferencia:
  • Mantenha portas e janelas fechadas para reduzir o ruido do seu ambiente.
  • Se estiver ligando do computador (com programas do tipo Skype, softphone etc), certifique-se que a conexão esteja estável para sua voz não sofrer cortes ou ficar robotizada. Eu procuro sempre usar a conexão com cabo ao invés de wi-fi.
  • Se estiver ligando do computador tenha um conjunto de fone de ouvidos e microfone (headset) de qualidade. O meu é da microsoft.
  • Mantenha seu telefone no mudo enquanto não estiver falando.
  • Sempre após falar, aguarde alguns segundos para permitir que as pessoas tirem suas duvidas.
  • Se você for o mandante da reunião, ao final faça um resumo do que foi discutido.
  • Se não entendeu, desculpe-se e peça para a pessoa repetir. Os resultados do time dependem da sincronização da equipe.
  • Antes de começar a falar, certifique-se que desativou o mudo do seu telefone. Por diversas vezes eu fiquei falando no mudo e tive que repetir tudo.
  • Se estiver assistindo a uma apresentação, faça perguntas de acordo com o sugerido pelo apresentador (às vezes é necessario aguardar a sessão de perguntas e respostas)
  • Se estiver compartilhando a tela do computador, desative todos os programas de chat e qualquer outro programa que possa piscar no meio da sua apresentação (a menos que seja parte da apresentação).
  • Ao compartilhar a tela do computador, certifique-se que todos estejam visualizando sua tela antes de iniciar.
  • Se não puder ficar até o final da reunião, anuncie no começo que irá desconectar antes do tempo e peça para antecipar a parte da reunião que lhe cabe.
  • Antes de desligar, agradeça.
  • Se você for o dono da conferência, aguarde todos desconectarem antes de desligar.
  • Se for uma vídeo conferencia, tente colocar uma blusa neutra e arrume os cabelos para mostrar uma boa aparência. (Você ainda poderá estar de chinelos e bermuda rasgada)
Espero que as dicas tenham sido uteis. Na próxima postagem falarei um pouco sobre ganhar confiança num time virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa dica? Comente!