quinta-feira, 16 de maio de 2013

Trabalhando em Casa - Introdução

Há 8 anos eu trabalho em casa e sei que no Brasil essa forma de trabalho ainda é vista com maus olhos por muitas pessoas.
Não é porque estou em casa que estou à toa. Muito pelo contrario, no meu caso ficar em casa significa trabalhar mais!
No escritorio sempre existe um certo murmurinho seja na pausa do cafe, quando se aproxima a hora do almoço e principalmente quando chega o fim do expediente. Em casa não tem murmurinho e quando você percebe, a hora do almoço já passou faz muito tempo. De repente você nota que ficou escuro e quando vai ver já passou (e muito) da hora de desligar.
Essa primeira postagem eu vou dar dicas minha própria experiencia - home office sendo funcionaria de uma empresa multinacional.

Eu tenho que cumprir horario e durante o expediente a casa tem que estar vazia. Fica muito dificil falar ao telefone com uma chinesa, um russo e uma americana se tem uma criança fazendo bagunça na sala. Qualquer ruido extra interfere e muito na qualidade da conversa, afinal são muitos sotaques para serem compreendidos.

Muitas pessoas se espantam porque eu coloquei o bebê de 5 meses na escolinha mesmo trabalhando em casa. Como eu já falei, estou trabalhando, não posso cuidar do bebê.

Eu não preciso de nenhum ritual para trabalhar em casa, só preciso do computador ligado, mas algumas pessoas adotam um ritual que acho válido para ajudar a se concentrar no trabalho. Vale pensar que a sua casa é seu escritorio e durante o expediente você está no escritorio.


DICAS DA FANTASIA - Como manter o foco no trabalho estando dentro de casa

  • Organize um espaço para trabalhar.
    • Minha casa é pequena e não tenho um comodo para ser meu escritorio. Coloquei uma escrivaninha bacana com uma prateleira no meu quarto. Tenho uma cadeira ergonomica e procuro manter a postura ao digitar. Mantenho os documentos de trabalho organizados em uma pasta.
  • Estabeleça horarios: uma forma de manter o foco é definindo horario para começar e para parar. [Sim, você deve parar quando está trabalhando em casa. Todo mundo precisa de descanso.]
    • Eu levo as crianças para a escola, ligo o PC, verifico os emails e a agenda do dia, tomo café da manhã (não se esqueça de comer) e começo a trabalhar após o café.
  • Mantenha a TV desligada: não dá para fazer um relatorio e assistir à sessão da tarde.
  • Coloque uma musica: uma musica ao fundo diminui a sensação de solidão.
  • Se estiver em reunião ou fazendo um relatorio, não atenda o telefone de casa, o interfone ou a campainha (e desligue a musica).
  • Faça pausas: levante, vá ao banheiro, tome água, se espreguice etc.
    • Eu mantenho uma garrafinha de agua na mesa da mesma forma que fazia no escritorio. Como sou viciada em café eu faço somente uma xicara por vez para evitar tomar uma garrafa inteira sozinha.
  • Faça a pausa do almoço de pelo menos uma hora: não dá para comer e voltar imediatamente para o computador, isso é indigesto.
    • Eu coloco um alarme no outlook para me avisar que está na hora do almoço, senão acabo esquecendo de comer.
A vantagem disso tudo é que você pode ir ao banco, resolver algum problema durante o horario comercial ou até receber uma encomenda sem interferir na sua produtividade. Além de não precisar se preocupar com a roupa, o transito e ficar de chinelo o dia todo.

Na proxima postagem darei dicas de como se comportar em uma teleconferencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa dica? Comente!