quarta-feira, 12 de junho de 2013

Trabalhando em Casa - Ganhando Confiança em um Time Virtual

Há 9 anos eu trabalho em uma empresa Global. Isso significa que, mesmo se estivesse no escritório, boa parte da equipe está localizada em algum lugar do planeta.
Eu amo fazer parte de uma equipe global. Tratar com pessoas do mundo inteiro é muito interessante e ainda no meu caso eu conheço muito bem a voz, mas nunca encontrei o(a) colega pessoalmente.
Em algumas viagens ao nos encontrarmos percebe-se a surpresa de muitos quando descobrem que eu não sou a mulata Globeleza (essa é a imagem que a maioria das pessoas têm do Brasil - mulatas que dançam samba).
Eu também imagino todos os alemães loiros, os indianos baixinhos com aquele tom de pele dourado e os chineses iguais. Isso não é preconceito, somente falta de conhecimento.
O problema é que não bastasse nunca termos nos visto pessoalmente, temos ainda que lidar com as diferenças culturais. Para o trabalho fluir de forma leve e descontraída, precisamos construir um clima de confiança entre os membros da equipe.
Eu já tive chefes franceses, americanos, holandeses e brasileiros. Meus colegas estão espalhados no mundo todo. A forma de se reportar a cada um é bastante diferente. Entender as diferenças e acessar cada pessoa  de acordo com sua característica cultural pode ser a chave que abre ou fecha a porta da comunicação eficiente dentro do time.

DICAS DA FANTASIA - Ganhando Confiança em um Time Virtual
  • Estude um pouco sobre a cultura do país que você está tratando.
    • a wikipedia é uma ótima fonte de consulta.
    • Por exemplo: os americanos são voltados a processos e muito especializados; os franceses são mais generalistas e individualistas; os alemães são diretos; os romenos desconfiados; os brasileiros atrasados...
  • Pergunte a data de aniversário de seus colegas e parabenize-os no dia.
  • Troque fotos para evitar que as pessoas imaginem você de uma forma diferente.
  • Cumpra o que prometeu e prepare-se para trabalhar em horários alternativos.
  • Confie nas pessoas.
    • Se quiser que confiem em você, confie primeiro.
  • Esteja disponivel: atenda o telefone, responda emails, converse pelo bate papo (ou chat, messenger).
  • Divulgue seu trabalho.
    • É importante compartilhar um relatório frequente (geralmente semanal) das suas atividades.
    • Isso evita que o trabalho seja repetido por mais alguém ou que achem que você está a toa.
  • Peça ajuda.
    • Não espere alguém te procurar. Se tiver alguma dificuldade, ligue, mande email, chame no bate papo.
  • Compartilhe.
    • Se aprendeu algo novo, descobriu alguma ferramente útil, divulgue para seus colegas.
  • Sorria e mantenha uma postura positiva.
    • Ninguém gosta de trabalhar com pessoas mal humoradas.
Espero que essa dicas ajudem. No próximo post teremos uma entrevista com uma querida amiga que optou por trabalhar em casa por causa do bebê.

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